2° via de boleto                    
MENU

Dicas O Northos também se preocupa com você

1

Como saber se preciso de um ortodontista?

Apenas seu dentista ou ortodontista poderá determinar se você está indicado a um tratamento ortodôntico. Porém, você pode fazer o auto-exame e ver se você se enquadra em alguns desses problemas que serão apresentados, em caso afirmativo deverá procurar um profissional para avaliação, pois, você pode ser um candidato para o tratamento ortodôntico:

Apinhamentos - O apinhamento dentário é o problema ortodôntico mais comum. Apesar de existirem muitos fatores que podem levar ao desenvolvimento de apinhamentos, este problema está geralmente relacionado a um excesso de volume dentário ou a uma base óssea pequena demais para comportar os dentes. Os dentes devem formar um arco em forma parabólica. Se houver dentes fora desta parábola, temos um apinhamento dental que precisa ser corrigido. Os dentes fora de posição são mais difíceis de serem corretamente higienizados, o que favorece o acúmulo de placa dental e tártaro, o que pode levar a problemas periodontais e até a perda de dentes.

Diastema - é um espaço entre dois ou mais dentes. Esses espaços, além de não serem estéticos, podem prejudicar a mastigação dos alimentos.

Desvio de linha mediana - ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.

Mordida cruzada - ocorre quando os dentes ou até mesmo a arcada superior fica por dentro da arcada inferior ao morder normalmente. Neste caso também é muito importante um diagnóstico precoce, podendo evitar futura cirurgia ortognática.

Sobressaliêcia ou Overjet aumentado - A ponta dos incisivos superiores deve estar à frente da ponta dos incisivos inferiores em 1 a 4 mm no máximo. Quando esta distância for maior que 5 ou 6 mm temos uma sobressaliência ou "overjet" aumentado. Nesse tipo de ma-oclusão são freqüentes os traumas dos incisivos superiores devido a quedas. Quanto mais cedo o diagnóstico e tratamento menos invasivo e maior o sucesso do tratamento.

Mordida aberta - quando os dentes posteriores se juntam permanece um espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais.

Mordida Profunda - A mordida profunda também chamada de sobremordida exagerada é quando os dentes superiores cobrem os inferiores excessivamente, dificultando ou impedindo sua visualização. A mordida profunda pode comprometer a saúde e a longevidade dos dentes, sobrecarga na musculatura e articulações e provocar lesões nos tecidos de suporte, pois em alguns casos mais graves os dentes inferiores chegam a ferir o palato.

2

Porque procurar um tratamento ortodôntico?

Para melhora da FUNÇÃO através do correto alinhamento dentário e contato adequado dos dentes superiores e inferiores para uma mastigação satisfatória e para se prevenir problemas de articulação.

Para melhora da SAÚDE porque em dentes desalinhados a higiene oral não é adequada provocando o desenvolvimento de cáries e doenças gengivais.

Para melhora da ESTÉTICA, pois um sorriso bonito tem seu papel importante para melhorar a auto-estima, a autoconfiança e auxiliar na sua seleção dentro do meio social.

3

Adultos podem fazer tratamento ortodôntico?

Sim. Desde que haja saúde das estruturas em volta dos dentes a correção da posição dos mesmos pode ser feita em qualquer idade. Não há idade limite para se iniciar o tratamento. É um tipo de tratamento que pode auxiliar na recuperação ou manutenção de espaços para colocação de próteses ou implantes buscando a melhora do sorriso e da função mastigatória.

4

Tratamento ortodôntico dói ou o aparelho machuca muito?

É normal que os dentes fiquem sensíveis após o ajuste do aparelho, principalmente no inicio do tratamento, quando o paciente ainda não está acostumado com forças ortodônticas. Este desconforto pode ser contornado com o uso de analgésicos.

No início, enquanto as bochechas e lábios ainda não se acostumaram com o aparelho, pode ser necessário usar cera de proteção para evitar aftas. Ela impede que os braquetes fiquem em atrito com a mucosa bucal. Depois do primeiro mês, geralmente a mucosa se adapta e o incômodo termina.

5

Aparelhos ortodônticos causam manchas ou cáries nos dentes?

Não, o aparelho não mancha os dentes, o que pode provocar manchas nos dentes durante o tratamento ortodôntico é a falta de cuidado com a escovação dental. Todos os pacientes recebem instruções sobre como fazer a limpeza dos dentes e do aparelho, seu houver colaboração não haverá nenhum tipo de problema.

6

Como faço a higienização do aparelho ortodôntico?

Os aparelhos removíveis devem ser escovados após as refeições. Sempre após a escovação dos dentes antes de serem colocados novamente na boca, buscando-se assim evitar a retenção de placa no aparelho, e o consequente sabor desagradável. Mensalmente, pode-se deixar o aparelho imerso em um anti-séptico bucal por 15 minutos. Nunca se deve ferver o aparelho.

Os pacientes que usam aparelhos ortodônticos fixos devem ter atenção redobrada quanto à higiene, com controle constante. O ortodontista dará todas as orientações quanto a higienização do aparelho fixo e cabe ao paciente seguir corretamente todas elas para evitar caries, problemas periodontais e mancha nos dentes.

7

Quanto tempo leva um tratamento ortodôntico?

Depende muito de cada caso. Do tipo e severidade do problema, tipo de crescimento da face, idade e cooperação do paciente. Normalmente dura em torno de dois anos, podendo variar de acordo com o caso. O prazo do tratamento só pode ser definido com precisão após a avaliação do ortodontista.

8

Os aparelhos estéticos mudam de cor ao longo do tratamento?

Os aparelhos estéticos que utilizamos são de safira, não alteram sua cor durante o tratamento. Além da questão estética, permitem um tratamento mais eficiente.

9

É verdade que se eu tiver consultas a cada quinze dias o tratamento avança mais rápido do que se as consultas forem mensais?

Ao movimentar os dentes, precisamos respeitar os limites biológicos para evitar lesões nas raízes. Se a solução fosse diminuir os intervalos entre as consultas, todos os ortodontistas estariam terminando seus casos em um ano ou menos. O importante é obter o resultado dentro do prazo proposto no início do tratamento e que este resultado tenha estabilidade. Consultas quinzenais ou mensais vão variar de acordo com o ortodontista, com o tipo de aparelho (o Invisalign por exemplo permite a troca dos alinhadores ortodônticos em um intervalo de até uma semana), problema do paciente e com o estágio em que o tratamento se encontra.

10

É necessário o uso de aparelho removível após o uso de aparelhos fixos?

Sim. Após a correção dos dentes mal posicionados através dos aparelhos e no momento em que o paciente e o Ortodontista concordam com o resultado final o aparelho pode ser removido e será substituído pela PLACA DE CONTENÇÃO que ficará por um determinado tempo. Isto é feito para que os tecidos ósseos e gengivais se adaptem às mudanças na posição dos dentes. A contenção pode ser feita com aparelhos removíveis ou fixos (os fixos são colados na parte interna dos dentes). Nos casos onde são indicados aparelhos removíveis para contenção do tratamento ortodôntico é fundamental a colaboração do paciente para a estabilidade do tratamento.

Fale Conosco pelo WhatsApp

Fones:(61)3328.7162 - 9 9593.0682 Whatsapp
SCN Quadra 05 Bloco A N. 50 Sala 214 - Torre Sul - Brasilia Shopping Brasilia- DF CEP: 70.715-900
  Horário de Funcionamendo: Seg à Sex de 8:30h às 18:00h           CNPJ: 04.250.267/0001-98