fbpx
Crianças e Adolescentes

Ortopedia Facial e Ortodontia Preventiva

Tratamentos em Crianças e Adolescentes

Tratamentos que visam restabelecer a anatomia e função normal frente aos possíveis desvios de crescimento e desenvolvimento.

A Associação Americana de Ortodontia (AAO) preconiza uma consulta ortodôntica quando a criança tem entre 6 e 7 anos de idade que é quando começa a troca dos primeiros dentes. Mesmo nessa idade o tratamento ortodôntico talvez não seja necessário, evidentemente consultas preventivas devem ser feitas em qualquer idade e quanto mais precoce melhores são os resultados, pois quando diagnosticado algum problema precocemente o grau de severidade das maloclusões pode ser atenuado utilizando-se procedimentos simples de ortodontia.

Toda criança deve ter um dentista clínico ou odontopediatra para avaliar constantemente o estado de crescimento e desenvolvimento da face, dos maxilares e respectivas arcadas dentárias, porém a ortodontia para crianças e adolescentes é de responsabilidade do ortodontista, tanto na fase da dentição decídua quanto na fase de dentição mista.

Quando a intervenção ortodôntica não é necessária, o ortodontista pode cuidadosamente monitorar o crescimento e desenvolvimento e começar o tratamento no momento ideal.

Aparelhos Ortodônticos Removíveis e Aparelhos Ortopédicos

Os aparelhos ortodônticos removíveis realizam pequenas movimentações dentárias, como: expansão do arco dentário, recuperação de espaços perdidos e remoção de hábitos deletérios (sucção de dedo e interposição lingual).

Com o auxílio de aparelhos ortopédicos, podem ser tratados casos que apresentem problemas de desarmonia esquelética, através do estímulo, inibição ou redirecionamento do crescimento da maxila e/ou mandíbula.

Por depender do crescimento, a Ortopedia Facial deve ser realizada em crianças durante o período de crescimento (6 a 12 anos de idade) e necessita da total colaboração do paciente, pois, os aparelhos devem ser usados integralmente, para que se possa obter alterações neuromusculares e ósseas.

Invisalign® First

O tratamento Invisalign First é a mais nova solução ortodôntica transparente e confortável que foi lançada no Brasil e está disponível no Instituto Northo. Desenvolvida especialmente para o tratamento das crianças que ainda estão na fase das trocas dos dentes. O tratamento pode ser iniciado a partir dos 6 anos de idade.

Conheça as vantagens do tratamento com o sistema Invisalign First:

-> por não ter peças de metal que machucam a boca é mais confortável

-> sem restrições alimentares as crianças podem comer o que quiserem durante o tratamento

-> mais fácil de higienizar, por ser removível, as crianças podem escovar os dentes sem dificuldade

São inúmeras vantagens, juntamente com a experiência de mais de 20 anos de ortodontia da Dra Naiara Mendes. Quer saber mais? Ligue hoje mesmo e marque uma consulta!